Carne de Frango: Países que mais aumentaram ou reduziram o volume importado

20/06/2014

Sem preocupação com o volume total individualmente importado ou com a posição do país no rol de importadores da carne de frango brasileira, o quadro abaixo relaciona os 10 países que mais aumentaram suas compras em 2014 e, paralelamente, os 10 países com maior redução no volume adquirido. 

Curiosamente, os totais obtidos não são muito diferentes. Pois enquanto o adicional propiciado pelos 10 países que registraram maior aumento no volume somou pouco mais de 98 mil toneladas, a soma das 10 maiores reduções foi apenas 7% menor, atingindo 91,3 mil toneladas.

Também é curioso notar que entre os 20 países relacionados estão nove dos principais importadores do produto brasileiro. VenezuelaChinaHong KongAlemanha e Emirados Árabes Unidos com aumento no volume importado. E Arábia SauditaKuwaitHolanda e Japão com queda. 

Ressalta, ainda, no grupo dos países com redução de importação, a paralisação dos negócios com a Croácia. Entre janeiro e maio de 2013 o mercado croata recebeu 3.640 toneladas de carne de frango do Brasil. Em 2014, até maio, os embarques foram zerados. 

 

Fontes: AviSite/Secex/MDIC


Compartilhe