Visita Técnica à Campo

22/07/2019

A proximidade com nossos fornecedores é parte fundamental de uma boa parceria, conhecer e entender os processos de cultivo do eucalipto até a produção dos cavacos foi o objetivo da visita técnica realizada no sábado, dia 13 de julho de 2019. O Gerente de Produção, Rodolfo Ruan Vargas e o Trainee da Caldeira, Nivaldo Henrique Endo foram recebidos pelo Senhor Wilson, administrador da Fazenda Corrientes.

A fazenda conta com 5 mil hectares na cidade de Tacuru/MS, e atua no segmento de grãos e silvicultura, uma integração de culturas diferentes que vêm rendendo bons frutos. As técnicas de manejo empregadas permitem aliar a alta produção com a conservação do solo e do meio ambiente.

O cultivo de eucalipto é relativamente recente, com apenas 10 anos na atividade. A propriedade conta com 600 hectares destinados exclusivamente a silvicultura e sua produção destinada à biomassa com a geração de cavacos. Para que essa atividade seja executada com êxito, eles contam com uma estrutura de alta tecnologia, que vai desde o preparo do solo para o recebimento das mudas até o corte e processamento das árvores.

As árvores clonais garantem uma homogeneidade na produção e são cortadas com 5 anos de idade, ficam derrubas por aproximadamente 60 dias antes de passarem pelo picador de lenha para se transformarem em cavacos, isso garante uma umidade baixa e uma boa qualidade do cavaco que será recebido na Bello Alimentos para alimentar a caldeira e fornecer energia necessária para a produção de vapor.

Matéria feita por: Nivaldo Henrique Endo, trainee da Caldeira da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS

 


Compartilhe