Bello Alimentos realiza IV SIPAT

28/12/2018

Entre os dias 03 a 07 de dezembro de 2018, realizou-se na Bello Alimentos – Unidade de Itaquirai/MS, a IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

O tema da SIPAT foi Cultura de Segurança: Valores, Atitudes e Comportamentos que previnem Acidentes. Durante a semana tiveram várias atividades voltadas ao tema, onde os colaboradores puderam participar e aprender sobre comportamento seguro.

A abertura da SIPAT foi realizada pelo Supervisor de Recursos Humanos, Ezequiel Rodrigo Pereira Dias, pelo Coordenador do SESMT, João Abreu e pela Gerente de Qualidade, Luciana Chicarelli, tendo a participação especial da Escola Manoel Guilherme com sua equipe de dança.

As gincanas foram separadas por gerências da Bello Alimentos com atividades como apresentação de cartazes, desenho dos filhos, arrecadação de alimentos não perecíveis, palavras cruzadas, roda a roda da segurança, frase de segurança do trabalho e para finalizar a paródia. Todas as atividades valiam pontos e eram entregues brindes aos que participaram.

A SIPAT também teve a presença do parceiro SESI, com o consultório móvel de dentista, massagem e jogos. Os colaboradores também participaram de uma palestra da Nutricionista Andrieli da Bom Sabor e em seguida da Enfermeira do Município, Sílvia. A equipe da Itaquibots também fez uma participação especial na SIPAT.

Durante a semana, os talentos da Bello Alimentos encenaram o teatro “Isso é normal: Eita coisinha que faz a gente se dar mal” que teve grande prestígio por todos que puderam assistir.

A equipe do SESMT fez um simulado de evacuação de incêndio, contemplando o primeiro e segundo turno, separando área fria e área quente em seus pontos de encontro. Logo após a simulação, foi realizada uma orientação de segurança falando sobre a importância do simulado, aplicando todo conhecimento técnico em uma simulação real.

Para finalizar a semana, foi apresentado relatos reais de acidentes com colaboradores da empresa, orientando sobre a importância de uso de equipamentos de proteção individual e do comportamento seguro.

A SIPAT foi um sucesso! A grande surpresa foi a apresentação dos vídeos dos filhos dos colaboradores com recadinhos de segurança para os pais, que não sabiam de nada e ficaram emocionados com a homenagem.

As paródias também surpreenderam os jurados. Participaram as gerências da Produção, Recursos Humanos, Garantia da Qualidade, Logística e Administrativo. A campeã da IV SIPAT foi o Recursos Humanos com a paródia Sipatizagem, sendo premiada com uma TV 39”. O Segundo lugar ficou com a Produção, sendo premiados com uma TV 32” e o Terceiro lugar ficou com a Garantia da Qualidade, sendo premiados com um tablet.

“A SIPAT é um evento de grande importância dentro de nossa empresa, é uma semana onde conseguimos mostrar de uma forma diferente a importância do comportamento seguro e uso de equipamentos de proteção individual. Há uma grande integração entre todos os setores, colaboradores, gestores e equipe da segurança do trabalho. Ficamos muito felizes com o resultado que essa SIPAT alcançou!” comenta Gislaine Ataíde, Técnica de Segurança do Trabalho.

Matéria feita por: Janise Fuck Groff, Analista de DHO da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS

 


Compartilhe