Diálogo Semanal de Segurança fala sobre amônia

07/11/2018

No dia 25 de outubro de 2018, os colaboradores da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS, participaram do Diálogo Semanal de Segurança (DSS) com a Técnica de Segurança no trabalho, Mirian Garcia Mendes, e teve como tema “O que é Amônia?”

Amônica é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante e solúvel em água. O gás é transportado na sua forma liquefeita dentro de cilindros de aço sob muita pressão.

Causando grande irritação nas vias respiratórias, boca, garganta e estômago, sua inalação pode causar dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório. Apesar disso, a amônia pode ser usa tranquilamente, contanto que sempre sejam usados os EPIs (Equipamento de proteção Individual) apropriados para gases e sempre se esteja atento para qualquer vazamento.

A amônia é responsável pelos agentes de refrigerações nas indústrias. Essa exposição requer cuidados especiais e a adoção de protocolo de segurança rígido para evitar contaminação, incêndios e outros acidentes que colocam em risco a saúde dos colaboradores e podem provocar danos ao meio ambiente e a todos em geral. 

O objetivo do diálogo de segurança é mostra a importância dos componentes existentes na empresa e os cuidados que devemos ter.

Trabalhar com segurança é mais do que um ato individual de prevenção de acidentes é um ato de solidariedade consigo mesmo e com seus colegas trabalho.

Matéria feita por: Mirian Garcia Mendes, Técnica em Segurança do Trabalho da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS

 


Compartilhe