SESMT e DHO realizam 7º Café com Segurança

26/10/2018

No dia 17 de outubro de 2018, o SESMT e o DHO realizaram o 7º Café com Segurança na Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS.

O tema apresentado pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Daniel Bastos, foi “O uso da Pirâmide de Bird para a gestão da segurança no trabalho”. A Pirâmide de Bird é entendida como um tratamento estatístico que contribui para a prevenção dos acidentes. O autor identificou que a ocorrência de um acidente sério é precedida de 10 acidentes menores e estes são precedidos de 30 acidentes que geraram dano material ou dano físico, precedidos de 600 acidentes ocasionados por condição insegura ou algum comportamento indesejável.

Atualmente, existem 36 normas regulamentadoras que estabelecem orientações para melhorar a relação entre o empregador e o empregado nas questões que dizem respeito à Segurança e Saúde Ocupacional (SSO).

“Cada empresa precisa criar a própria pirâmide com a finalidade de adotar ações e obter controle da gestão de acidentes com o objetivo de reduzir significativamente acidentes e assim promover a saúde e a integridade física de seus colaboradores. A despeito das limitações, entende-se que a metodologia proposta por Bird contribui para que as organizações possam desenvolver análises sobre os acidentes de trabalho, tendo como objetivo principalmente a prevenção desses acidentes”, acrescenta o Daniel.

Após a apresentação, foi a vez dos colaboradores participarem do jogo Roda a Roda, apresentado pelo Marciano Gomes que interpretou o Silvio Santos. As duas equipes, divididas em homens e mulheres, disputaram a vez tocando a sineta, e após girar a roda, tiveram que responder perguntas relacionadas a segurança do trabalho.

O Café com Segurança é uma nova maneira de falar sobre segurança do trabalho, onde os colaboradores, interagem, se divertem e aprendem.
 

Matéria feita por: Janise Fucks Groff, Analista de DHO da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS

 


Compartilhe