Bello Alimentos é patrocinadora da equipe de robótica

10/10/2018

A Bello Alimentos é patrocinadora oficial da equipe Itaquibots, que participa de seu segundo Mundial na Tailândia.

O projeto iniciou em 2016, com a ex integrante da equipe, Bruna Bonfim, filha do Gerente Industrial da Bello Alimentos, Carlito Bonfim, que trouxe a ideia de sua escola da cidade de Itapetininga/SP. Em uma feira de ciências realizada na Escola JJ, Bruna sugeriu para a professora Andreia, de criarem um robô e foi assim que todos se apaixonaram pela robótica.

Bruna fez com que nos apaixonássemos pela área, nos contava como era o projeto na escola que ela estudava e como aconteciam os torneios, foi assim que começamos as competições”, comenta Rafaellla.

A Coordenadora e Professora Andreia, é quem comanda a equipe e para as competições traz um mentor de São Paulo. A equipe únicamente formada por meninas e é composta por 10 pessoas, sendo que nos torneios são selecionadas as mais preparadas e empenhadas no projeto. “Quero mostrar ao mundo que as mulheres também podem programar, também gostam desse mundo da engenharia”, comenta Andreia.

A cada torneio, um novo robô deve ser construído e programado, através de maletas do kit lego. A Itaquibots, hoje é um projeto de garagem, onde as integrantes treinam em suas próprias residências durante todas as tardes, se estendendo até a noite, muitas vezes. “Nosso objetivo é ter um local fixo, que não precise transportar os materiais, para treinarmos”, comenta a professora Andreia.

O primeiro torneio que a equipe participou foi a IFLL, na cidade de Curitiba/PR, em 2017, onde a equipe ganhou na categoria júnior. O projeto tomou conta, e a professora viu ali uma nova forma de aprendizagem, onde o aluno precisa buscar o conhecimento, espírito de equipe e raciocínio lógico.

O segundo torneio foi a WRO, onde foram classificados para a etapa nacional em 2017. Nesse torneio a Itaquibots ganhou o prêmio nacional e uma vaga para o mundial da Costa Rica, onde conseguiram se manter entre os 50 melhores do mundo na categoria júnior, que corresponde a idade de 13 a 15 anos.

Em fevereiro de 2018, elas participaram de outra regional da IFLL em Belo Horizonte e conquistaram o segundo lugar na categoria pesquisa com captador de água para irrigação em pequenas propriedades. No torneio da WRO, conquistaram o vice-campeonato nacional, e pelo motivo da primeira colocada ter desistido, foram convidados a participar em novembro, do Segundo Mundial que ocorre na Tailândia. Na outra semana após o mundial, elas já partem para outro torneio da IFLL em Curitiba/PR.

Celine explica como tudo acontece, “durante o torneio o robô é desmontado, e temos 2h e meia para montar e arrumar a integração, e a missão que é chamada de agricultura e precisão. Temos árvores de lego de determinadas cores, e essas árvores tem que ser plantadas nas suas fazendas, de acordo com as cores, que são amarelas, verdes e vermelhas. O juiz sorteia na hora e diz quantos blocos brancos devemos plantar no tempo de 2 minutos, quem fizer maior pontuação em menor tempo ganha a partida, no nacional é o melhor de 3 rounds e no mundial é o melhor de 5 rounds. E tem uma regra surpresa que pode atrapalhar com tudo, pois eles podem pedir para trocar uma árvore por outra, e aí temos que estar preparados para isso. A gente não sabe como vai ser o sorteio, quais as possibilidades que vão acontecer, a programação é feita antes para que ele consiga identificar as cores e o que ele deve pegar, para podermos pontuar”.

O objetivo para 2019 é conquistar dois prêmios nacionais, em duas categorias, júnior, de 13 a 15 anos e sênior, de 15 a 18 anos, além de duas vagas nos mundiais, com objetivo de subir vinte posições em relação ao Mundial de 2017. E para 2020, estar entre as três melhores do mundo.

Durante dois anos, a Itaquibots se mantém como as melhores do Brasil e do mundo, levando o nome de Itaquiraí, do Mato Grosso do Sul e do Brasil. A Bello Alimentos faz parte desse sonho e acredita que o sucesso é a realização progressiva de um ideal que vale a pena.

Matéria feita por: Janise Fucks Groff, Analista de DHO da Bello Alimentos – Unidade de Itaquiraí/MS

 


Compartilhe