Prefeitura Municipal de Itaquiraí realiza o Dia D

03/06/2014

Dia D: Dia da Inclusão Social e Profissional das pessoas com deficiência (PCD) e dos beneficiários reabilitados para o mercado formal de trabalho foi realizado pela Prefeitura Municipal de Itaquiraí através do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) em parceria com a Frango Bello e as empresas do município.

Dia D é uma ação realizada em conjunto com os órgãos federais, estaduais e municipais e visa fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência.  A ação mobiliza além das instituições públicas, os empregadores, trabalhadores com deficiência e instituições que atuam na promoção da inclusão e igualdade da pessoa com deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho.

As atividades foram realizadas, no dia 30 de maio, na sede do CIAT, situada na Avenida Industrial, 1400. O evento possibilitou o encontro entre as empresas e os trabalhadores com deficiência, promovendo a conscientização das empresas para a inserção do público PCD no mercado de trabalho. 

Os trabalhadores tiveram a oportunidade de utilizar o serviço de emissão da Carteira de Trabalho, identidade e orientação sobre o programa de microcrédito e informações sobre qualificação profissional.  
   
Importante ressaltar que a ação visou o atendimento, tanto da pessoa com deficiência, como do beneficiário reabilitado - pessoa que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.

Segundo o Gerente do CIAT, Anderson Zuza, existe uma Lei Federal nº 8.213/91 obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.  O Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E) atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades. A multa para quem não cumpre a lei varia de R$ 1.820 a R$ 182.000,00.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaquiraí.


Compartilhe