BPF é tema de auditoria em Aparecida do Taboado

21/06/2018

As Boas Praticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de normas e procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo fluxo de produção, desde a chegada dos ingredientes e matérias primas até a distribuição do produto final. A verificação da eficiência dos procedimentos é realizada por funcionários qualificados, que fazem as auditorias e preenchem o roteiro de BPF para fazer a classificação.

As empresas que tiverem pontuações abaixo de 40 pontos se enquadram no grupo 4 e poderão sofrer interdição temporária até adequação. As empresas que atingirem de 41 a 60 pontos se enquadram no grupo 3, as empresas que atingirem de 61 a 80 pontos se enquadram no grupo 2 e terão prazos para se adequarem. As empresas que atingem pontuação acima de 81 se enquadram no grupo 1, isto evidência que a empresa tem controle e seguridade de todas etapas da produção (Instrução normativa nº4 de 23 de fevereiro 2007).

Com objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinado à alimentação animal a empresa Bello Alimentos, vem cada vez mais, buscando alternativas como treinamentos, qualificação dos funcionários e adequação estrutural da fábrica, como compactação do pátio para eliminar poças de água, construção de área impermeável para descarga de óleo, programação da chegada de matérias primas para melhor armazenagem, implantação de embalagens novas para pesagem das pré-misturas e outras melhorias que estão em andamento.

No dia 14 junho de 2018 foi realizado pelo coordenador da garantia da qualidade, Alesandro José Pereira da empresa QUIMTIA S/A, uma auditoria sobre as Boas Praticas de Fabricação na Bello Alimentos – Unidade de Aparecida do Taboado/MS, na qual obteve 88,04 pontos, se enquandrando no grupo 1.

No final da auditoria foram reunidos, o gerente da unidade, Franciel Salvático, o gerente de manutenção Gilcimar José Gobbo, o supervisor do controle da qualidade, José Aparecido Calista e o supervisor de produção, Alan Moraes, juntamente com o auditor Alesandro. Nesta reunião foram apontados os itens que precisam de melhorias, além de sugestões de como implantar essas melhorias para que a empresa permaneça no grupo 1 e tenha excelentes resultados perante o MAPA e qualidade dos produtos fabricados.

Matéria feita por: José Aparecido Calista, supervisor do controle da qualidade da Bello Alimentos – Unidade de Aparecida do Taboado/MS


Compartilhe